sábado, 7 de novembro de 2009

Dica de um não chef para outro não chef - Cozinhando para muita gente.


Neste último feriado (02/11) passei por um do meus maiores desafios como um não chef, fazer um almoço para um grupo de 18 pessoas.
Estava na fazenda da tia Zezé e do tio Fernando, tios da minha namorada Laura. Um lugar de pessoas fantásticas, muito simples e queridas, mas ao mesmo tempo conhecedores dos melhores restaurantes e comidas do Brasil e do mundo.
Sempre deixei claro a todos o meu prazer por cozinhar e minha namorada e meus sogros sempre falaram das minhas experiências bem sucedidas na cozinha, fazendo com que sempre me questionassem quando seria minha introdução como cozinheiro na fazenda.
Não deu outra, no Domingo fui intimado a preparar o almoço de feriado. Como bom não chef que sou, aceitei com aquele frio na barriga e ar de arrependimento.
Sabendo que iria cozinhar para pessoas de gostos diversos e conhecedores de uma boa comida, passei o Domingo inteiro imaginando o que poderia fazer para agradar a grande maioria (agradar a todos é quase impossível quando se está cozinhando para um grupo muito grande....tenha isso sempre na cabeça !!!) e milhões de idéia vieram e se foram ao mesmo tempo em que pensava que as receitas que melhor executo são ótimas para pequenos grupos.
Na hora das maiores dúvida e interrogações chegou a tia Zezé com um comentário que era quase uma imposição e ao mesmo tempo uma salvação.
- Rodrigo, tenho no freezer alguns filés de pescada branca e 1 kg de Vieiras. O que vc acha de preparar algo com estes ingredientes???
Hummm.....pensei por alguns instantes e, de repente, vieram outras dezenas de idéias de receitas na minha cabeça. Havia apenas um porém, eu nunca havia preparado pescada branca para tanta gente e com as vieiras seria minha iniciação !!!
Pois bem, aceitei o desafio e coloquei na cabeça que o meu dever era preparar uma receita, para quase 20 pessoas, que agradasse a grande maioria utilizando pesacada branca e vieiras.
Na noite de Domingo fui até um hipermercado de Sorocaba comprar alguns ingredientes para o meu "banquete" sem a menor idéia do que faria na manhã seguinte.
Entre muitas idas e vindas pelos corredores do Hipermercados e sugestões da minha namorada, novas idéias vieram e a cada ingrediente fresco e com bom preço que via as idéias iam se tornando o meu cardápio do dia seguinte.
Após muitas idéias, ingredientes, frio na barriga, ansiedade e expectativa, defini meu cardápio:
Filé de Pescada no papilote, servido com bolinhos de risoto e vieiras ao molho de manteiga e lascas de amêndoas torradas. Chic este cardápio, não é? Eu também achei, e por isso a tensão aumentou.
Mas vou dar uma boa notícia a todos, foi um sucesso, fácil de preparar e agradou a grande maioria (pelo menos foi o que me falaram...rs).
Levo uma grande lição deste dia na cozinha. Quando for cozinhar para um grande número de pessoas escolha pratos que possam ser preparados com antecedência e que sejam apenas finalizados na hora de servir, assim como o receita de peixe no papilote que passarei abaixo. Esta receita é muito fácil de preparar, saborosa e tem um baixo custo.

Filé de Pescada no Papilote

3kg de filé de Pescada Branca
400 gramas de alho poró
20 Aspargos frescos
6 limões Sicilianos
2 envelopes de Hondashi(tempero japonês a base de peixe que pode ser encontrado em qualquer supermercado (Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, etc...vale dizer que não é caro e é um ótimo tempero para incluir na sua despensa!!!)
Azeite de Oliva Extra Virgem
sal
pimenta do reino
1 rolo de papel alumíno

Modo de preparo:
Tempere o peixe com o suco de 4 limões, os 2 envelopes de Hondashi, sal e pimenta a gosto. Importante ressaltar que o Hondashi é um pouco salgado e por isso cuidado com o sal !!!
Corte os talos de alho poró ao meio e depois em tirinhas de aproximadamente 5cm.
Pegue os aspargos e separe a parte mas macia da parte que não pode ser utilizada para cozimentos rápidos. Como fazer isso??? Segure o asparago nas duas extremidades e vá dobrando até que ele se quebre. A parte da ponta é a parte mais macia e a parte do talo que sobrar é ótima para sopas e cozimentos mais longos, o que não é o caso deste prato. Após separar a parte que nos interessa dos aspargo corte em pedaços de aproximadamente 1 cm.
Junte os Aspargos e Alho Poró ao peixe e misture para que incorpore os temperos.

Como fazer o papilote:

Corte dois limões Sicilianos em rodelas bem fininhas, quase transparentes.

Pegue um pedação papel alumínio com aproximadamente 40 cm, dobre ao meio e depois ao meio novamente só que agora no outro sentido. Dobre algumas vezes a extremidade e aperte muito bem para que o fique igual a um envelope sem a aba que o fecha.

Montagem do prato:

Coloque 1 filé des pescada (aproximandamente 200gramas) em cada papilote, um pouquinho de alho poró, o equivalente a 1 aspargo e uma rodela do limão. Regue com uma colher de sopa do caldo que está temperando o peixe e um fio de azeite.

Pronto ! Basta fechar o papilote garantindo que está bem fechado e que não saia o vapor ou o líquido que está dentro. Leve ao forno médio pré-aquecido (aproximadamente 180 graus) por 25 minutos e servir !!!

Dica de um não chef: Este prato pode ser preparado com horas de antecedência e os papilotes podem ser mantidos na geladeira, deixando para levar ao forno na hora que for mais conveniente.

Como acompanhamento, arroz branco e legumes na manteiga caem como uma luva ou usem sua criatividade e me contem suas experiências !!!

Custo estimados do prato para 2 pessoas - R$ 11,00.